Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
ImagemAparecida.jpg


Perfil
Nossa Senhora Aparecida
Coroa e manto
Rosa de Ouro
Milagres
Novena
Aparecida
Arquidiocese de Aparecida


Em 1735, o vigário da cidade de Guaratinguetá construiu uma capela no Morro dos Coqueiros aberta à visitação pública. Mas o número de fiéis aumentava ano após ano, o que exigiu a construção de um basílica, batizada de Basílica Velha, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.


A necessidade de uma basílica maior fez com que fosse construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na mesma cidade, em 1955. Em tamanho, só perde para a de São Pedro, no Vaticano. Abrigando a imagem encontrada no Rio Paraíba do Sul, a basílica nova recebe romeiros o ano todo, aumentando quando se aproxima 12 de outubro e tem capacidade para receber 45 mil pessoas.


Em 1741 iniciou-se a construção de uma igreja nova para veneração e culto à imagem. Em 1888 foi terminada pelo Frei Monte Carmelo OSB a chamada Basílica Velha e inaugurada solenemente pelo então bispo de São Paulo, Dom Lino Deodato. A importância da figura de Maria na Igreja prende-se à importância do papel que ela teve na história da salvação, particularmente importante no mistério da encarnação junto ao Messias: mãe. Discreta durante o nascimento do Redentor, foi também uma presença discretíssima durante a vida pública de Jesus Cristo.


Referências