Seminário

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

É o nome que é dado aos centros de formação dos seus ministros sagrados: subdiáconos, diáconos e presbíteros, vulgarmente chamados padres. Têm a sua origem no Concílio de Trento, realizado no século XVI, que prescreveu a necessidade de os ministros católicos receberem uma formação intelectual, humana, espiritual e pastoral sólida.

Nem todas as dioceses fundaram de imediato os seus seminários, mas foram-nos construindo ao longo do tempo. Hoje, podemos dizer que todas as dioceses têm o seu Seminário, quer ele seja um lugar físico, um edifício, quer seja apenas um conjunto de pessoas.

Há diversos tipos de seminários: os seminários menores recebem alunos mais novos, que não estão ainda em idade para estudar no ensino superior. Os seminários maiores incluem os alunos que estão já na última etapa da sua formação para o sacerdócio e que frequentam o curso superior de Teologia. Alem destes, de forma um pouco diferente existem os pré-seminários, que recebem potenciais ingressores nos seminários.

A vida dentro de um seminário divide-se entre alguns tempos de oração, sobretudo de manhã, a Missa diária, as aulas, os tempos de convívio, de estudo, de preparação de actividades pastorais nas paróquias.


Outro significado também possível é de uma reunião de estudos a respeito de determinado assunto.


Seminarista

A vida do seminarista já uma preparação para trabalhar com o povo. Não muda a missão do padre e do seminarista, porque já temos que ajudar o povo no que eles precisam, assim como o padre. Agora no seminário, os formadores voltam a atenção para os estudos, para a sua preparação. Isso é fundamental.

Você tem que ter uma determinada pastoral, para aprender mais, preparando-se para a vida sacerdotal. Porque você sendo um bom seminarista, você será um bom padre no futuro. Temos que aproveitar muito toda a formação que temos no seminário para no futuro, passar essa mensagem, a boa nova do Evangelho. A missão do seminarista é ajudar o povo, anunciando o Evangelho.

Para terminar, gostaríamos que nos deixasse uma mensagem, principalmente aos jovens que sentem essa vocação sacerdotal.

Aqueles que se sentirem chamados a anunciar o Evangelho, que venham para o anúncio do Reino de Deus, “pois a messe é grande e poucos são os operários” e a Igreja precisa muito de todos. Não só na vocação sacerdotal, mas a vocação leiga, de catequista. Todos aqueles que sentirem chamados, venham que serão muito bem acolhidos porque a Igreja precisa muito de todos vocês.


Referência:

Wikipédia Paróquia