TV Católica

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

"A Igreja vê estes meios de comunicação social como 'dons de Deus', na medida em que, segundo intenção providencial, criam laços de solidariedade entre os homens, pondo-se assim ao serviço da sua vontade salvífica" (Communio et progressio, p 1, Paulinas, 1971). Esta é a compreensão da Igreja em relação aos meios de comunicação social, quer sejam eles comerciais ou educativos, porque são meios que podem favorecer uma interação mais profunda da vida comunitária e promover a justiça e a paz. É neste sentido que a comunicação social da CNBB reconhece, também, todo o trabalho que vem sendo feito, por estas TVs, pela audiência que vem aumentando significativamente e o cuidado pelos conteúdos e a boa programação" (CNBB).

A seguir, as principais TVs de inspiração católica:

TV Canção Nova

Tvcn.jpg
A TV Canção Nova, emissora católica da Fundação João Paulo II, começou suas atividades em 8 dezembro de 1989, às 10h, transmitindo a celebração de uma Santa Missa inaugural, com uma retransmissora da TVE do Rio de Janeiro.

Eram duas horas e quarenta minutos diários de programação para Cachoeira Paulista (SP) e cidades vizinhas.

Anos depois, essa programação foi também sendo divulgada por outros canais, até começar a ser exibida via satélite através da TV Executiva Embratel. Mas era uma programação inconstante, com diferentes horários em diferentes dias e até em diferentes canais. Várias vezes os nossos programas tinham de ser cortados, porque o tempo disponível se esgotava.

Os primeiros programas eram: "Prepare o seu coração", "Vale vida", "Som e Canção" e "Estou no meio de vós", que era apresentado pelo Monsenhor Jonas Abib. Todas as noites havia programa ao vivo.

Alguns missionários assumiram esse desafio, entre eles: Luzia Santiago, Elzinha Yoshie, Nice de Godoy, Carla Astuti. Alguns funcionários também faziam parte da equipe, entre eles: Newton Lorena, Marcos Bala, Danilo D'Angelo, Carlos Mariotto, André Gulla.

Em 1997 formou-se a Rede Canção Nova de Televisão com a compra da TV Jornal em Aracaju (SE), gerando a programação para toda a Região Nordeste. Foi quando nasceu o 'Projeto Dai-me Almas'.

Em 2007, com apenas dez anos de formação de rede, a TV Canção Nova estabeleceu-se como a maior emissora de televisão católica do Brasil.

Veja mais:

Quem somos

tv.cancaonova.com

TV Aparecida

Aparecida.jpg
A TV de Nossa Senhora Aparecida não nasceu por acaso. Como tudo o que diz respeito a Nossa Senhora e ao projeto de anunciar Jesus Cristo, a TV foi sonhada há pelo menos 40 anos. Vários Missionários Redentoristas, entre os quais o padre Vítor Coelho de Almeida, pensaram nessa hipótese de evangelização e sonharam com ela. Anotações relativas à Rádio Aparecida de 1965, 1968, 1973, 1988 e finalmente de 1997 revelam o desejo guardado com carinho até que chegasse a hora certa.

A "plenitude dos tempos" chegou a partir do ano 2000 quando a direção da Fundação Nossa Aparecida - que era formada por Dom Aloísio Lorscheider, padre César Moreira, padre Carlos da Silva, padre João Batista de Almeida e padre Jalmir Herédia - decidiu buscar o canal que existia para a cidade no Plano Básico de Radiodifusão. Assim, constava do Plano Geral da Rádio Apaprecida (RA) para o triênio 2000 – 2002, a iniciativa de se conseguir a concessão do canal de TV. Seria uma forma de se celebrar os 50 anos da RA a serem completados em 08 de setembro de 2001.

Os contatos iniciais foram feitos junto ao Ministério das Comunicações para a primeira audiência de Dom Aloísio e padre César com o então Ministro Pimenta da Veiga. A proposta de que o canal 59 em UHF fosse concedido para a Fundação Nossa Senhora Aparecida foi bem recebida, mediante a mudança do referido canal para o modelo de TV Educativa. Foram cumpridas as exigências legais e no dia 05 de maio de 2001 o ministro Pimenta da Veiga veio a Aparecida e, após a participação na Santa Missa, assinou em cerimônia realizada na Rádio Aparecida o projeto de concessão do referido canal. Dali em diante, trabalho era dar os passos e cumprir as datas para que a TV Aparecida fosse instalada. Em 31 de outubro de 2001, foi assinado em Brasília o contrato entre o Ministério das Comunicações e a Fundação Nossa Senhora Aparecida pelo qual se marcava o prazo de 36 meses para a emissora entrar no ar. Antes que da data prevista, no dia 8 de setembro de 2005, a TV de Nossa Senhora era inaugurada.

A rigor, podem ser considerados "fundadores" da TV Aparecida a direção da Fundação que tomou a decisão de implantar a televisão, cujos nomes foram elencados acima, dentre os quais destaca – se o cardeal Dom Aloísio Lorscheider. Outros redentoristas aderiram e participaram diretamente da implantação. Entre esses, os padres Darci José Nicioli, Rodolfo Croon, Joércio Pereira, Evaldo César. E de modo mais amplo, um grupo representativo de padres e de leigos puseram mãos às obras. O sonho de tantos e o desejo de milhares estava realizado. Mas tudo foi possível porque a presença materna da Mãe Aparecida nunca deixou de abençoar tão importante projeto.

TV Século 21

Seculo21.gif
A TV Século 21 é uma emissora de televisão brasileira, com sede em Valinhos, fundada em julho de 1999. Sua programação é majoritariamente voltada a aspectos relacionados a Igreja Católica.


Programação

Jornalismo

  • Ação Nacional: Tem uma hora de duração, gravado. Os convidados (especialistas) comentam os assuntos que estão em pauta nos meios de comunicação em todo o mundo, como economia, meio ambiente, política, educação, violência, entre outros. O programa é apresentado por Júnior Guarda. Vai ao ar aos domingos e às quintas-feiras às 23h.
  • Conexão Brasil: O programa aborda assuntos do mundo da saúde e bem estar. Trazendo novidades sobre as áreas de medicina, com matérias e convidados gabaritados. Através da caixa postal, do e-mail, e do telefone o telespectador pode dar sugestões, opinar e criticar a produção do programa. Apresentação do Dr. José Martins Filho, vai ao ar as terças e sábados, às 23h.
  • Século 21 Esporte: Vai ao ar de segunda a sábado, às 13h. Apresentação: Beto Quinalha.

Rede Vida

Redevida.jpg
A Rede Vida é uma emissora de televisão brasileira com sede em São José do Rio Preto (SP) e cobertura em todo o território nacional através de afiliadas, estações retransmissoras em vários municípios do Brasil e via satélite, cuja orientação e público-alvo são essencialmente católicos.

História

Teve as primeiras transmissões em 1º de março de 1995. Mais tarde, passou a operar em parceria com a TV Aparecida, retransmitindo alguns de seus programas, como a Missa de Aparecida, que é exibida diariamente. Também possui parceria com o CTV - Centro Televisivo Vaticano, transmitindo o Angelus de domingo, realizado na Praça de São Pedro pelo Papa Bento XVI e também missas de diversos lugares do Brasil.

Novenas e Missas

O canal transmite também novenas como a do 'Divino Pai Eterno' e o 'Terço Bizantino' com o Padre Marcelo Rossi. A emissora transmite também missas como a 'Missa do Santuário da Vida', a 'Missa de Aparecida', 'Missa na Basílica de Nazaré', entre outras.

Programas de Entrevistas

É destaque do canal os programas de entrevistas Tribuna Independente, que é transmitido das emissoras prórias da Rede como São José do Rio Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) e o dominical 'Prazer em conhecê-lo', apresentado pela família Brancato.

Esporte e musicais

A emissora também transmite campeonatos de futebol, em especial o paulista da segunda e terceira divisão, assim como programas sobre turismo, educação e musicais, em especial do violinista holandês André Rieu.

TV Horizonte

Tvhorizonte.jpg
A TV Horizonte é um canal de televisão criado pela Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), mantida pela Fundação Cultural João Paulo II e em funcionamento desde 13 de agosto de 1998. Sua missão é proporcionar informação e entretenimento ao telespectador através de programas comprometidos com os valores cristãos, com vistas à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.


A TV Horizonte é uma emissora mineira, com sede em Belo Horizonte (MG), onde produz praticamente toda a sua programação. No ar 24 horas por dia, através dos canais 19 (UHF), 22 (NET) e 24 (WAY TV) e também pelo satélite B4 em formato digital para todo Brasil. Com cerca de onze horas diárias de produção inédita, a instituição tem como base de sua atuação os princípios humanistas e cristãos que garantem uma programação ética e cidadã, sintonizada com a cultura, a educação, a prestação de serviços, a interatividade e a formação do cidadão.


Alguns programas da emissora são realizados em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e com os Diários Associados.

TV Nazaré

TvNazare.jpg
A Rede Nazaré de Televisão é um canal que pertence à Fundação Nazaré de Comunicação da Arquidiocese de Belém (PR). Fundada para pregar os ensinamentos cristãos, promover a cultura com programação jornalística, cultural, cívica e educacional.

O sinal é transmitido para todo o Estado do Pará, pelo satélite para todas as Américas, toda a Europa e norte da África e via internet.


.

TV Puc Rio

Tvpuc.jpg
Televisão de qualidade e voltada para a cidadania. Com esta proposta, desde 1999, a TV PUC busca formar profissionais com uma ampla visão do mercado de trabalho, além de oferecer uma programação diferenciada. No Núcleo de TV do Projeto Comunicar, os programas são elaborados, produzidos, editados e apresentados por estagiários. Todos alunos do curso de Comunicação Social. O trabalho desses estagiários é supervisionado por uma equipe de professores.

.

Outras TV's

  • TV Pato Branco
  • TV Lumem – PUC Paraná
  • TV Imaculada -
  • Canal Comunitário – TV PUC – São Paulo
  • TV Rio Claro
  • TV Milícia Imaculada
  • TV 3º Milênio