Tentação

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

Tentar significa testar, experimentar; portando tentação significa teste ou experiência. Algumas vezes é a humanidade que testa Deus, como os Israelitas no deserto (Dt 8,2). Isto significa desafiar Deus, negando-se a demonstrar- lhe dedicação e obediência, em oposição ao Seu plano de salvação. Outras vezes é Deus quem testa a humanidade, como quando Ele testou Abraão no sacrifício de seu único filho (Gn 22,1f). Isto significa dizer que Deus, está querendo realizar seu plano para salvação, antes deu à humanidade a decisão de acreditar ou não nele, para obedecê-lo ou não.

Outras vezes, ainda, é o demônio, Satanás, que testa a humanidade para tentar obstruir o plano divino de salvação, buscando empurrar a humanidade em direção à descrença e a desobediência (Mt 4,1-11).

Tentação neste sentido não vem de Deus, mas do demônio.

A tentação é a arma do inimigo para nos tirar do caminho de Deus." Não é pelas nossas forças que vamos vencer as tentações". Apenas pela graça.Por mais que lutemos (e devemos lutar) a vitória sobre as tentações não vem dos nossos esforços mas da graça de Deus.

A finalidade do inimigo nos tentar, é justamente nos tirar da presença de Deus.

Os Cristãos rezam para o Pai celeste, para que Ele apenas os guarde da tentação, mas também que não os deixe cair em tentação. De acordo com esta idéia é o ensinamento encontrando em 1Cor 10,13: "Deus é fiel; não permitirá que sejais tentados acima das vossas forças; mas, com a tentação, ele vos dará os meios de sair dela e a força para a suportar". Isto é valido para as tentações diárias, mas além de tudo para a grade tentação dos últimos dias.

Referências:

Blog Canção Nova

Editora Cléofas