Vocação Canção Nova

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Formar homens novos para um mundo novo: esse é o seu objetivo


Etapas de vida na CN
Pré-discipulado
Discipulado
Juniorato
Preparação para Vida Consagrada
Para Sempre
Sacerdotes e celibatários

A história da Comunidade Canção Nova começou a ser escrita, em 1978, por 12 jovens e hoje já é delineada por mais de mil membros. Buscando formar “homens novos para um mundo novo”, os missionários assumem a cada dia o objetivo de levar a conversão e a experiência com Cristo a milhares de pessoas.


Mas como se tornar um vocacionado nesta comunidade, fundada por monsenhor Jonas Abib? De acordo com os estatutos, que regem essa obra de Deus, há duas formas de vínculo com ela. A primeira é aderir à “Comunidade de Vida”. Como na caminhada dos santos, os missionários são convidados para deixar para trás projetos, profissões, familiares, amigos e namorados em favor da missão de evangelizar.


Os que optam por esse caminho residem na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP) ou nas Casas de Missão. Além disso, recebem ajuda de custo para viver, moradia e acompanhamento espiritual. Com diferentes “estados de vida”, hoje eles somam 644 membros, entre sacerdotes, seminaristas, leigos celibatários, leigos casados (com ou sem filhos) e solteiros.


A segunda forma é a “Comunidade Aliança”, com cerca de 322 missionários atualmente. Nela, casados, solteiros e sacerdotes, ligados à Canção Nova, são chamados a santificar as realidades nas quais estão inseridos no mundo. Esses membros consagrados continuam morando em suas casas, mas adotam e praticam os mesmos princípios de vida que guiam essa comunidade católica.


Índice

Como descobrir se tenho a vocação Canção Nova?

Em primeiro lugar, não se entra para uma comunidade de uma hora para outra; assim como não se casa com uma pessoa da noite para o dia. É necessário um conhecimento de ambos os lados. Por isso, o primeiro passo é conhecer melhor a Canção Nova e deixar que ela também o conheça.


Um dos requisitos importantes para ingressar na comunidade é ter passado pela experiência da RCC (Renovação Carismática Católica), pela qual esta Obra de Deus nasceu. Outro fator importante é a espiritualidade, que é o relacionamento com Deus: ser uma pessoa que busca ter uma vida de oração é essencial.


O que devo fazer depois que descobrir o chamado?

O primeiro passo para quem quer ser um vocacionado Canção Nova é escrever para o departamento vocacional manifestando o seu desejo de se tornar um vocacionado. Na carta ou e-mail, o candidato precisa escrever um pouco da sua história de vida, como aconteceu a sua conversão (seu encontro pessoal com Jesus), escrever sobre sua caminhada na Igreja, um pouco da sua vida afetiva e familiar. É importante também você escrever onde e como conheceu a Canção Nova e por que deseja fazer o caminho vocacional com a mesma.


Por meio desta carta, o Departamento Vocacional abrirá sua ficha de cadastro para um possível início de caminho. Depois disso, o candidato deve manter contato através de cartas, e-mails ou telefonemas; buscando se aproximar das Casas de Missão para melhor conhecer a Obra.


Formação

Elaborado pelo monsenhor Jonas Abib ainda nos inícios da comunidade, o ‘ Programa de Formação de Missionários da Canção Nova’ ajuda na geração dos novos apóstolos do século 21. A cada ano um grupo de cerca de 60 jovens, entre 18 e 30 anos, aceita o chamado à vida comunitária em prol da evangelização.


Acompanhados por uma equipe de formadores – liderada pelo diácono Nelsinho Corrêa – os missionários recebem formação com um conteúdo programático gerado a partir da vivência dos membros da Comunidade Canção Nova em seus princípios, estatutos e modo de vida cristão.


Ao longo desse aprendizado continuado [que inclui as fases de Pré-discipulado, Discipulado, Juniorato, Vida Consagrada e Para Sempre] é oferecida uma formação que abrange aspectos doutrinais, espirituais, sociais, comunitários e documentais, além de noções de recursos humanos.


“A vocação desses missionários é reconhecida pela busca do equilíbrio de uma vida de oração, de vida fraterna em comunidade e trabalho santificado, com o coração voltado à evangelização”, explica a formadora Vera Lúcia Reis, acrescentando ainda que o hábito dos membros da Canção Nova é o sorriso.


Endereço

Escreva para:

Equipe vocacional

Caixa Postal 57

CEP: 12630-000

Cachoeira Paulista-SP


E-mail: vocacao@cancaonova.com


Ver também

Ferramentas pessoais
Espaços nominais
Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas