Vocação Obra de Maria

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Vocacao-obra-de-maria.jpg
Vocação
Vida
Matrimônio
Canção Nova
Salesianos

"Evangelizar de todas as formas com alegria". Este é o carisma da Comunidade Obra de Maria que, com apenas 19 anos de caminhada na evangelização, já se destaca por seu modo inusitado de levar a Palavra de Deus ao mundo.

Fundada em 25 de março de 1990, em Recife, capital pernambucana, por Gilberto Gomes Barbosa, a obra de evangelização começou sua missão com um pequeno grupo de 7 jovens que, a convite do fundador, aceitaram o desafio de viver uma experiência em comunidade.

São José, São João Evangelista, São Padre Pio e Santa Teresinha são os santos protetores da comunidade que vive a espiritualidade da Renovação Carismática Católica e tem Maria como modelo de fidelidade.

A medalha com o Cristo crucificado no Calvário, ainda vivo, Maria e o discípulo João aos pés da cruz – quando Jesus pede a ele que leve a Sua Mãe para casa – simboliza para a obra de Deus seus próprios membros, os quais a levam tanto para suas vidas quanto para aqueles que o Senhor confiou a ela. Por esse motivo, foi escolhido o nome "Comunidade Obra de Maria".

Por meio do nome "Obra de Maria", a comunidade católica entende que não há apenas uma única forma de evangelizar, pois em sua vocação há o desejo de levar o amor de Deus de todas as formas para que Jesus seja conhecido e amado.

Hoje, a obra conta com 1.400 consagrados e é, sobretudo, conhecida por suas peregrinações aos lugares santos. Além das viagens peregrinas, a comunidade também é conhecida pelos Cenáculos que realiza.

A profecia

Um padre capuchinho chamado frei Fulgêncio, reunido com o grupo de oração da Obra de Maria, disse, em uma profecia, que a comunidade seria conhecida na Várzea [bairro de Recife onde o grupo se reunia] e em toda a capital pernambucana. Depois de algum tempo, o religioso confirmou sua profecia e acrescentou que a comunidade seria conhecida no Brasil e no mundo. A partir disso, houve um impulso por parte dos membros, pois eles acreditaram que era essa a vontade de Deus e deram os primeiros passos na evangelização.

Descobrindo a vocação

O primeiro passo para quem se sente vocacionado à Obra de Maria é entrar em contato com alguma casa de missão e preencher a ficha vocacional manifestando o seu desejo de conhecer melhor a comunidade. A partir daí o candidato deverá começar a se comunicar com o seu acompanhador vocacional, que o procurará e o convidará para participar dos encontros vocacionais. Ao preencher a ficha vocacional, o candidato deve escrever uma carta manifestando o desejo de ser acompanhado.

A carta

Deve-se escrever um pouco da sua história de vida, como aconteceu a sua conversão (seu encontro pessoal com Jesus), escrever sobre sua caminhada na Igreja, um pouco da sua vida afetiva e familiar. É importante também relatar onde e como conheceu a comunidade e por que deseja fazer parte dela. Por meio dessa carta, terá início o acompanhamento vocacional, no qual o candidato terá um acompanhante vocacional que, por e-mails (preferencialmente), cartas ou conversas pessoais (quando possível) o ajudará na caminhada e no discernimento vocacional.

A comunidade, fundada por Gilberto Gomes Barbosa, realiza encontros vocacionais todos os anos em suas casas de missão. Os interessados devem participar de, pelo menos, 3 encontros por ano.

Casa de Retiro São José

Rua Eng. Fernandes Dias, 401

Águas Compridas - Olinda (PE)

CEP: 53210-450

Tel.: (81) 3444-7268/3498-7170

e-mail: vocacional@obrademaria.com.br

Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Etapas de formação

Pré-discipulado

Ao ingressar na comunidade, o missionário começa a fase de um ano de pré-discipulado. Esse período é vivido na sede, em Recife (PE), porém, se houver a necessidade de alguma missão, e o crescimento desse pré-discípulo sendo visível, ele pode ser enviado a outra casa de missõa e lá ser acompanhado pelo coordenador da casa, que é denominado "servo".

Discipulado

Na fase de discipulado, vivida durante 2 anos, o candidato pode ir para qualquer casa de missão. Nessa fase, os discípulos recebem a camisa da Obra de Maria e a regra de vida. Após esse período, ele torna-se um consagrado.

Carisma

"Evangelizar de todas as formas com alegria", porém, tendo com principal missão as peregrinações feitas em parceria com a Comunidade Canção Nova, e os Cenáculos, denominados "Eis aí tua mãe".

Cenáculos

Com o tema "Eis aí tua mãe", o Cenáculo é um grupo de oração familiar, no qual rezam o terço, invocam o Espírito Santo e leem a Palavra de Deus, fonte de cura e libertação. Além de proclamada, a Palavra é também partilhada e aplicada na vida de cada um. Ao término, faz-se um momento de oração pelos participantes em forma de intercessão e louvor.

De acordo com a responsável da Casa de Missão de Cachoeira Paulista (SP), Alda Santos, a obra de evangelização atende 8 mil famílias em horários diversos, de acordo com a disponibilidade de cada uma. No final de cada mês – de acordo com a realidade local – faz-se um grande Cenáculo na área atendida. O objetivo do Cenáculo é tornar a família orante, integrando-a nas atividades da Igreja local. "A Palavra de Deus nos diz em Atos 16.31: 'Crê no Senhor Jesus e será salvo tu e tua casa'", recorda a consagrada.

Peregrinações

As primeiras peregrinações da Obra de Maria começaram por Providência Divina. Gilberto Barbosa, fundador da comunidade, foi convidado por um amigo para ir a Medjugorje. Não tendo dinheiro para arcar com as despesas da viagem, esse amigo lhe disse que se ele conseguisse 15 pessoas para viajar, ele ganharia sua passagem. O fundador conseguiu as 15 pessoas e foi ao local santo. A partir daí, ele não sabia, mas Deus já estava lhe confiando a missão das peregrinações.

Logo depois, o fundador da Comunidade Canção Nova, monsenhor Jonas Abib, convidou Gilberto para irem juntos à Terra Santa. Então, o missionário [monsenhor Jonas] sugeriu que Frei Pascoal acompanhasse os grupos de peregrinação no local sagrado. Desenvolveu-se, então, todo carisma da missão 'Rainha da Paz Peregrinações'.

DDD

Os "Doidins de Deus" são uma dupla formada por dois nordestinos do estado do Pernambuco com a missão de levar, de forma irreverente e alegre, a Palavra de Deus ao mundo. Donos de uma personalidade única, os missionários trazem em suas músicas de evangelização a cultura nordestina aliada ao humor.

"Os DDD surgiram, na verdade, durante uma brincadeira na famosa festa de São João que acontece, durante o mês de junho, no Nordeste. A partir disso, Ambrósio e Grampulino começaram a se apresentar em outras cidades e criaram um programa de rádio", revela Alda Santos.

A dupla tem hoje 2 CDs gravados, o primeiro disco, intitulado "Pirado por Jesus", já vendeu mais de 75 mil cópias e já é disco de ouro. Além das músicas com o melhor do ritmo nordestino, a obra oferece um programa de rádio nas faixas bônus com muito bom humor para dar umas boas gargalhadas.

O último trabalho da dupla, o CD "Todo Mundo DDD", foi gravado com a Canção Nova em julho de 2006 e mistura ritmos como frevo, dance, reggae e o tradicional forró nordestino. São 12 faixas e 1 bônus track que falam da alegria de louvar a Deus e do comportamento do cristão.

Medalha

No início da comunidade, durante as duas primeiras consagrações, não havia um símbolo que identificasse a Obra de Maria. Sempre nas reuniões o grupo rezava e pedia um sinal de confirmação de qual seria esse símbolo. “Em uma das viagens do Gilberto à Terra Santa, no Santo Sepúlcro, ele viu um ícone Jesus, João (o discípulo amado) e Nossa Senhora aos pés da cruz. Ele olhou para a imagem e achou que ela deveria ser a medalha da Obra”. Ao voltar para o Brasil, mostrou a imagem a todos os membros e ela foi aprovada”, partilha Alda.

Hoje, a medalha é conhecida por todos como o símbolo da Obra de Maria. A partir do momento da consagração (após três anos de caminhada), todo missionário a recebe.

Camiseta

A camiseta da Obra de Maria é como uma veste usada apenas nos grandes eventos da comunidade, assim como as consagrações e fases de discipulado. Nela está escrito “Servimos ao Senhor com alegria”, que é o lema da obra de evangelização. Assim como a medalha, a camiseta não está à venda, pois é de uso exclusivo dos consagrados da obra.

Braço Forte

Braço forte é todo aquele que nos ajuda a manter e a propagar as obras sociais e os projetos de evangelização da Obra de Maria. "São nossos amigos, benfeitores, sócios contribuintes que acreditam no nosso trabalho e se unem a nós na evangelização", afirma a responsável pela missão de Cachoeira Paulista (SP).

A partir de agora, a cada mês, você poderá acompanhar o que pudemos fazer com a sua doação. A Revista Obra de Maria será enviada mensalmente com matérias atuais, conteúdos de formação e divulgação dos eventos, shows, atividades sociais e de evangelização realizadas no respectivo mês em nossas casas de missão.

Saiba mais

Site da Comunidade


Confira as fotos do 'Especial Vocações'