Zaqueu

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa

É um personagem biblico citado no capítulo 19 do Evangelho segundo Lucas: "E tendo Jesus entrado em Jericó ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e este era um dos principais publicanos e era rico. E procurava ver quem era Jesus e não podia, por causa da multidão, porque era de pequena estatura. E, correndo adiante da turba subiu num sicômoro para o ver; porque havia de passar por ali. E, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa."

Zaqueu de Jerusalém é lembrado por Eusébio de Cesareia (265-340), bispo de Cesaréia e historiador da origem da Igreja, que, na sua “Historia Ecclesiastica”, enumera o nome dos primeiros quatro bispos de Jerusalém e cita São Tiago Menor, São Simão, São Justo e São Zaqueu.

É citado por vários hagiógrafos, inclusive por Cesare Baronio no século XVI.

A conversão de Zaqueu

No capítulo 19 do Evangelho segundo Lucas, quando Jesus estava passando pela cidade de Jericó, antes de chegar a Jerusalém, havia um homem, chefe dos publicanos, que subiu em um sicômoro para acompanhar a sua pregação pois era de baixa estatura. Este homem chamava-se Zaqueu.

Jesus então, ao ver Zaqueu na árvore, surpreendeu a todos dizendo que ficaria hospedado em sua casa. Zaqueu, muito feliz, recebe Jesus em seu lar e toma uma atitude ousada em sua vida expressando um desejo de conversão. Decide dar metade do que tinha aos pobres e restituir em quádruplo às pessoas que um dia teria fraudado.

Referência:

Wikipédia