Dom Pedro Brito Guimarães

De Wiki Canção Nova
Revisão de 15h22min de 27 de abril de 2010 por Thaisc (discussão | contribs) (Nova página: right|thumb|Dom Pedro Nasceu no dia 22 de fevereiro de 1954, em Buriti, município de Eliseu Martins. Filho de Ana Francisca Guimarães Brito e Clemente Brito ...)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
Dom Pedro

Nasceu no dia 22 de fevereiro de 1954, em Buriti, município de Eliseu Martins. Filho de Ana Francisca Guimarães Brito e Clemente Brito Porto.

Ordenado Diácono no dia 1 de dezembro de 1985 na Co-Catedral de São Pedro de Alcântara, em Floriano. E em 26 de janeiro de 1986, na cidade de Eliseu Martins, foi ordenado Sacerdote.

Em 1987, seguiu para Teresina para exercer as funções de Vice-Reitor e Professor no Seminário Maior “Sagrado Coração de Jesus”, permanecendo até 1988, quando retornou a Roma para fazer seu mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 1990, retoma suas funções anteriores no Seminário Maior de Teresina, até 1992, quando novamente retorna a Roma para o seu doutorado em Teologia Dogmática na mesma Universidade. Concluiu o seu doutorado em 1995.

Tendo voltado ao Brasil,  assumiu vários encargos:

Membro do Colégio dos Consultores da Diocese de Oeiras-Floriano e da Arquidiocese de Teresina; Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional NE-IV; Assessor da Pastoral Vocacional do Regional NE-IV; Membro do Grupo de Assessoria Vocacional (GAV), do Setor Vocações e Ministérios da CNBB;

Em 17 de julho de 2002, o Santo Padre o Papa João Paulo II, o elegeu Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato – PI .

Referência:

Diocese de São Raimundo Nonato