Novo Testamento da Bíblia

De Wiki Canção Nova
Revisão de 07h49min de 19 de dezembro de 2008 por Alciara (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Bíblia Sagrada é a revelação de Deus à humanidade. É a definição canônica mais curta da Bíblia. Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte dEle quanto a sua redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela .

O autor da Bíblia é Deus; seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo. O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado. A coleção completa dos livros divinamente inspirados constituindo a Bíblia é chamada de cânon.

A Bíblia Sagrada é considera por muitos como um livro de leitura difícil. Difícil porque é antigo, foi escrito por orientais, que têm uma mentalidade bem diferente da greco-romana, da qual nós descendemos. Diversos foram os seus escritores, que viveram entre os anos 1200 a.C. a 100 d.C. Isso, sem levar em conta que foi escrita em línguas hoje inexistentes ou totalmente modificadas, como o hebraico, o grego, o aramaico, fato este que dificulta enormemente uma tradução, pois muitas vezes não se encontram palavras adequadas, mas vale a pena fazer um esforço e lê-la.


Sobre a tradução feita de João Ferreira Almeida

João Ferreira de Almeida nasceu em 1628, próximo a Lisboa. Convertido ao protestantismo, iniciou a tradução da Bíblia aos dezessete anos, mas perdeu seu primeiro manuscrito e reiniciou seu trabalho em 1648. Conhecia hebraico e grego, e utilizou-se de vários manuscritos dessas línguas para compor sua tradução. Em 1676, foi concluída a tradução do Novo Testamento, que só viria a ser publicada em 1681, na Holanda, por problemas de revisão. Quando ocorreu sua morte em 1691, já havia traduzido o Velho Testamento até o livro do profeta Ezequiel. Seu trabalho foi continuado pelo pastor Jacobus op den Akker, de Batávia, em 1748. Cinco anos depois, em 1753, foi impressa a primeira Bíblia em português,Completa, em dois volumes.


Antigo Testamento

O Antigo Testamento conta a história do povo de Israel. Essa história retrata a do povo em e descreve a vida religiosa dos israelitas. Os autores destes livros escreveram o que Deus fez por eles como povo e como eles deveriam adorá-lo em resposta a seu amor. Os livros do Antigo Testamento formam cinco grupos que abrangem conteúdos semelhantes, e seguem a mesma ordem cronológica que se acham na Bíblia.


Novo Testamento

Os livros do Novo Testamento foram escritos pelos discípulos de Jesus Cristo. Eles queriam que outros ouvissem a respeito da nova vida que é possível através da morte e ressurreição de Jesus. Da mesma forma que o Antigo Testamento, o Novo Testamento também está dividido em grupos de conteúdo semelhantes, quer pelos assuntos tratados, quer pelos autores ou pelos objetivos.


Apocalipse

A chave deste livro encontra-se no versículo inicial. "Revelação de Jesus Cristo". O propósito principal consiste em revelar o Senhor Jesus Cristo como o Redentor do mundo e Conquistador do mal, e apresentar de forma simbólica o programa mediante o qual ele desempenhará seu trabalho. A estrutura do Apocalipse fundamenta-se em quatro grandes visões, cada uma das quais iniciada pela frase: "em espírito", e contém um aspecto da pessoa de Cristo em sua capacidade de julgar o mundo.