Padre Tom Forrest

De Wiki Canção Nova
Revisão de 10h08min de 17 de março de 2010 por Ariane (discussão | contribs) (Nova página: Padre Tom Forrest, redentorista, foi ordenado em Nova Iorque em 1954 pelo Cardeal Spellman. Nos seis primeiros anos de seu sacerdócio, trabalhou entre os pobres da República Dominica...)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Padre Tom Forrest, redentorista, foi ordenado em Nova Iorque em 1954 pelo Cardeal Spellman. Nos seis primeiros anos de seu sacerdócio, trabalhou entre os pobres da República Dominicana, perto da fronteira com o Haiti, enfrentando diversos anos de perseguição do sanguinário ditador Trujillo. Nos dezesete anos seguintes, ele trabalhou entre os pobres das regiões montanhosas de Porto Rico.


Em 1971, o sacerdote conheceu a Renovação Carismática Católica (RCC). Seis meses depois tornou-se pároco na cidade de Águas Buenas, que logo transformou-se num grande centro de retiros da RCC servindo a toda Porto Rico e partes da América Latina. Juntamente com o padre Diego Jaramillo da Colômbia, desempenhou papel decisivo no desenvolvimento da ECCLA (Centro de Renovação Carismática da América Latina).


Durante o Congresso Internacional da RCC em Dublin, em 1978, padre Forrest foi eleito Diretor do Escritório Internacional e Presidente do Conselho Internacional da Renovação Carismática. Nessa função, ele serviu por seis anos, primeiro com o Cardeal Suenens, em Bruxelas, e nos últimos três anos e meio em Roma.


Ele tem viajado como palestristo em 105 países diferentes e seus artigos e livros foram traduzidos em várias línguas. Encontrou-se várias vezes para conversas com o Papa João Paulo II e, em oito ocasiões diferentes, chegou a ser convidado para refeições com o Santo Padre.


Ele organizou o primeiro Retiro Mundial para Sacerdotes, em 1984, com o tema “Um chamado à Santidade” - o qual contou com a presença de padres de 100 países diferentes na Sala de Audiências Paulo VI, na Cidade do Vaticano. Em Setembro de 1990, ele coordenou o Segundo retiro Mundial para Sacerdotes em Roma centrado no tema “Chamados a Evangelizar”. Um total de 11 mil padres compareceu aos dois retiros.


Por um ano, ele trabalhou na Congregação do Vaticano para o Clero, colaborando para promover eventos anuais para auxiliar na renovação dos padres. Atualmente, padre Forrest é o Diretor da Evangelização 2000 - um esforço católico para promover a renovação da Igreja através da oração, da proclamação da Palavra de Deus e da formação do povo de Deus mais evangelicamente motivado. Em junho de 2003 em Roma, padre Forrest foi agraciado com a condecoração papal 'Pro Ecclesia et Pontífice'. Hoje, ele reside em Washington, Distrito de Columbia.


Veja também