Pesquisa & Desenvolvimento

De Wiki Canção Nova
Revisão de 10h48min de 29 de maio de 2009 por MeMuller (discussão | contribs) (Nova página: O departamento de '''Pesquisa & Desenvolvimento''' ''(PED)'' é um grupo da Canção Nova especialmente dedicado à realização de pesquisas e desenvolvimento de soluções estrat...)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

O departamento de Pesquisa & Desenvolvimento (PED) é um grupo da Canção Nova especialmente dedicado à realização de pesquisas e desenvolvimento de soluções estratégicas na área de tecnologia.

Ele é especialmente conhecido pelo seu projeto principal, o Plug4Life.

Membros da equipe frequentemente auxiliam no desenvolvimento de várias ferramentas e serviços da Canção Nova (como na WebTV, Rádio & TV Online, Blogs, Comunidade.cn, Mobile.cn, etc). Atualmente, o único projeto publicamente disponível que foi desenvolvido integralmente pela equipe é o Mashup.

Antes de 2009, o grupo era conhecido como Setor de Multimídia. Ainda hoje, muitos o conhecem somente por este nome.

A equipe possui um Blog esporadicamente atualizado, na qual são feitos releases de produtos. Devido ao peculiar sistema de trabalho utilizado, os membros frequentemente organizam reuniões, brainstorms e apresentações internas de seus conceitos. Grande parte destes momentos são gravados, em áudio e/ou vídeo. Uma forma de disponibilizar estes materiais ao público está sendo presentemente estudada.

Foco e Filosofia

Os projetos da equipe, devido a sua natureza inovadora, frequentemente quebram paradigmas já estabelecidos da Canção Nova, tanto tecnicamente (quanto as ferramentas e métodos organizacionais utilizados pela equipe) quanto na concepção e publicação de seus produtos.

Em especial, o time é focado em alcançar o público não-evangelizado. Apesar do grande porder evangelizador das várias mídias integrantes do Sistema Canção Nova, muitas vezes estes meios falham em alcançar público não-evangelizado - os indivíduos sem fé, que desconhecem a Fundação, de outras religiões, etc. Este público é uma parte importante de nossa missão, e a equipe dedica-se a evangelizar este grupo, utilizando de tecnologias sociais, liberdade de participação, colaboração do público, entre outros meios, que estão sempre presentes em seus produtos.

Métodos de Trabalho e Organização

A equipe é formada por um pequeno número de profissionais altamente especializados, que atuam de forma independente (mas com frequente interação e contato) das demais equipes de Tecnologia da Canção Nova.

O time trabalha em seus projetos de uma forma incremental - ou seja, produtos são lançados rápida e frequentemente, mas nada nunca está concluído; cada projeto é constantemente melhorado com base no feedback do público. Dito isso, todos os seus produtos atuais estão em estágio beta de desenvolvimento. Para gerencia estes projetos, é utilizada a metodologia SCRUM.

Há um constante intercâmbio de tecnologias entre a equipe e o time de Desenvolvimento (reponsável pela criação e manutenção dos serviços online tradicionais da Canção Nova), a fim de assegurar que os métodos pesquisadas e ferramentas desenvolvidas sejam utilizadas pelo maior número de pessoal possível, maximizando assim sua utilidade.

Plug4Life

 consulte mais informações no artigo exclusivo deste tópico - Plug4Life.

O Plug4Life é o principal projeto do departamento, e visa aumentar o alcance e poder de penetração das mídias digitais da Canção Nova, interligando-as e relacionando-as entre si, e melhorando também a experiência do usuário enquanto faz uso destas mídias.

É um projeto amplo, divido em vários módulos. O único módulo atualmente lançado é o Mashup.