QR Code

De Wiki Canção Nova
Revisão de 09h37min de 2 de dezembro de 2008 por Ariane (discussão | contribs)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa
QR Code
O QR Code (ou Código de Barras em 2D) é uma matriz ou código de barras bi-dimensional, criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994. Sua sigla vem de Quick Response, afinal, o código pode ser interpretado rapidamente, mesmo que em imagens de baixa resolução, feitas por câmeras digitais em formato VGA, como a de celulares. É muito utilizado no Japão, tendo a função de substituir o código de barras, cujo qual tem grandes desvantagens como a necesidade de um leitor apropriado e a limitação na entrada de dados, devido ao padrão unidimensinal.


No início era usado para catalogar diferentes partes na construção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário em uma grande variedade de indústrias. Seu código bi-dimensional que pode ser lido por uma câmera digital e interpretado pelos programas desenvolvidos pela fabricante, pode armazenar letras, números, código binário e Kanji/Kana (caracteres do idioma japonês).


Utilizado principalmente da adoção em massa de celulares com câmera no Japão e no mundo, o QR Code está sendo utilizado no Brasil muito mais como novidade interessante e intrigante que propriamente útil (e, infelizmente, deram várias mancadas na campanha de lançamento). Já no Japão o código já está sendo utilizado como apoio à comunicação escrita tradicional, como placas, selos de informações em produtos à venda, coisas do tipo. O mais interessante do QR Code é que suas aplicações, ao contrário do código de barras tradicional, são infinitas.


Os QR Codes são muito comuns também em revistas e propagandas, onde usam-se os códigos para guardar endereços e URLs, além de informações pessoais detalhadas, no caso de cartões de visitas, facilitando muito a inserção destes dados em agendas de telefones celulares. Consumidores com programas de captura ou PCs com interface RS-232C, podem usar um scanner para capturar as imagens.


O padrão Japonês para QR Code, JIS X 0510, foi disponibilizado em Janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004. Foi aprovado em Junho de 2000.


Capacidade de armazenamento

  • Numérica - Max. 7.089 caracteres
  • Alfanumerica - Max. 4.296 caracteres
  • Binário (8 bits) - Max. 2.953 bytes
  • Kanji/Kana - Max. 1.817 caracteres


Capacidade de correção de erros

  • Nível L 7%
  • Nível M 15%
  • Nível Q 25%
  • Nível H 30%


Aparelhos compatíveis

Os aparelhos móveis compatíveis são aqueles que, através de um software em conjunto com a câmera do aparelho, conseguem identificar e decodificar o conteúdo do QR Code.


Como fazer para baixar o leitor para o meu celular

Para obter um leitor (como o leitor i-nigma, o mais utilizado mundialmente), pode ser baixado de três maneiras:


1) Na internet do seu telefone: Vá até www.i-nigma.mobi através do seu celular, i-nigma identificará automaticamente o seu modelo de aparelho, fará o download e instalará o i-nigma.

2) Por SMS: Envie a palavra i-nigma para: +44 7781 489340 (ou 07781 489340 no UK). Você receberá uma SMS contendo um link para o site de download do software i-nigma.

3) Registre-se on-line: Acesse o site www.i-nigma.com e registre-se gratuitamente como um Amigo do i-nigma. Você receberá uma SMS contendo um link para o site de download do software i-nigma.


Como ler os códigos

Depois de instalado o programa é só usar a câmera do celular como um leitor para capturar a imagem do QR Code. O programa vai decodificar isso e pode conter um endereço de um site, um texto, número de telefone ou uma mensagem SMS pronta.


Referências

Wikipedia

Tecnocracia