Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova

De Wiki Canção Nova
Revisão de 09h25min de 21 de maio de 2010 por Dalva (discussão | contribs) (Nova página: As Obras Sociais da Canção Nova, que antes faziam parte do Núcleo Coração Solidário, hoje funcionam em rede. Conheça a história dessa trajetória, os projetos em andamento e os...)
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

As Obras Sociais da Canção Nova, que antes faziam parte do Núcleo Coração Solidário, hoje funcionam em rede. Conheça a história dessa trajetória, os projetos em andamento e os planos futuros.



De núcleo para rede.

Logo.jpg
Formar homens novos para um mundo novo. Foi na busca por alcançar esse seu objetivo central que, em 2004, a Canção Nova passou a dar ainda mais qualidade e organização aos trabalhos sociais. Nesse ano, foi criado o Núcleo de Desenvolvimento Social Coração Solidário. Desde então, o núcleo passou a ser responsável por projetos sociais relacionados à saúde, à assistência social e à educação de crianças, jovens e adultos por meio de seis diferentes projetos.

O aumento no número de pessoas atendidas e a busca constante pela melhoria fizeram com que o núcleo passasse a ser algo bem maior. Por isso, em novembro de 2009, o que antes chamávamos de Núcleo de Desenvolvimento Social Coração Solidário, passou a ser a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Mas as mudanças não aconteceram só no nome.



A Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova.

O conceito de rede nos traz a responsabilidade de estar sempre crescendo e o objetivo é justamente esse. Crescer não apenas fisicamente, com mais unidades, mais projetos e mais atendimentos. Crescer também em qualidade e importância, porque através de cada um desses projetos é possível, na prática formar um a um, homens e mulheres novos para um mundo novo. Em uma rede, todos nós participantes somos pontos que, unidos, somos capazes de atingir grandes objetivos. Cada projeto está ligado a parceiros, voluntários, usuários e outros projetos. Um usuário tem sua vida transformada e, assim, pode melhorar também a vida de sua família, de sua comunidade. E todos são pontos que unem essa rede. Você, que faz parte do Clube da Evangelização também, pois com a sua ajuda e a providência Divina, tantos projetos podem se tornar realidade. Para representar a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova, foi eleita madrinha Luzia Santiago, co-fundadora da Canção Nova. “Não estamos sozinhos neste trabalho, temos conosco milhares de pessoas que acreditam que podemos juntos construir homens novos para um mundo novo.” – diz Luzia sobre a importância do trabalho em rede.



Projetos sociais, obras que transformam vidas.

Conheça os projetos que fazem parte da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova e que dividem-se em 4 principais áreas: saúde, assistência social, educação e assistência a família.

Posto Médico Padre Pio - Saúde Mais uma obra é o Posto Médico Padre Pio, que soma mais de 36.000 pessoas atendidas em um ano e oferece serviços médicos, odontológicos, farmacêuticos e de prevenção e promoção à saúde, para os visitantes e moradores de Cachoeira Paulista.

Casa do Bom Samaritano - Projeto de Assistência social Na Casa do Bom Samaritano, o objetivo é resgatar a cidadania e reintegrar migrantes e moradores de rua de volta a suas famílias. Hoje o projeto trabalha também com mulheres chefe de família, com o projeto oficina de empreendedorismo. Atualmente, a casa atende mais de 6.000 pessoas por ano.

Instituto Canção Nova - Projeto de Educação No Instituto Canção Nova, crianças e adolescentes recebem educação de qualidade. Foram mais de 280 jovens formados no Ensino Médio, 670 no Ensino Fundamental e 100 crianças no Infantil. Mais de 1.000 estudantes por ano.

EIC Dom Bosco - Projeto de Educação Na EIC Dom Bosco – Escola de Informática e Cidadania – a inclusão digital leva à reflexão de cada aluno como agente transformador na sociedade. O projeto atende cerca de 250 alunos todo ano, em todas as faixas etárias.

Progen - Projeto geração nova - Projeto de Educação Já o PROGEN – Projeto Geração Nova – oferece oficinas semi-profissionalizantes e profissionalizantes, formação psico-social e religiosa atendendo cerca 270 adolescentes anualmente, dando a esses a chance de entrar ou retornar ao mercado de trabalho.

Mãos que Evangelizam - Projeto de Educação O Projeto Mãos que Evangelizam é responsável por interpretar missas, acampamentos e programas de TV, além de promover cursos para comunicadores em LIBRAS – Linguagem Brasileira de Sinais, formando mais de 150 comunicadores todo ano.

Centro de Atendimento Comunitario-Uma nova obra, uma conquista para nossa Rede. Com inauguração prevista para maio de 2010, a Unidade 5 da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova em Cachoeira Paulista abrigará o CAC – CENTRO DE ATENDIMENTO COMUNITARIO, um programa com diversos projetos voltados a família cachoeirense. O local, com 750 m2 de área construída em um terreno de 1.574,44m2 e capacidade para 850 pessoas, será sede de prestação de atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social através de atividades voltadas aos aspectos físico, mental, espiritual, social, recreativo, cultural, educacional, esportivo, produtivo e assistencial. O objetivo é promover a inclusão social  dos atendidos através de projetos e oportunidades de transformação. Confira as atividades: Cursos de Informática | Oficinas de artesanato - geração de renda | Oficinas de arte – terapia | Centro de recondicionamento físico | Oficina de reciclagem de materiais | Recreação | Práticas esportivas | Terapias individuais e em grupos | Núcleo de saúde preventiva | Oficina de Empreendedorismo, geração de renda e economia doméstica | Oficina de expressão musical



O sócio como ponto dessa rede.

Em uma rede, todos nós participantes somos pontos que, unidos, somos capazes de atingir grandes objetivos. Cada projeto está ligado a parceiros, voluntários, usuários e outros projetos. Um usuário tem sua vida transformada e, assim, pode melhorar também a vida de sua família, de sua comunidade. E todos são pontos que unem essa rede. Você, que faz parte do Clube da Evangelização também, pois com a sua ajuda e a providência Divina, tantos projetos podem se tornar realidade.


Voluntários.

A Canção Nova e a Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova vêm trabalhando para a valorização e a qualificação do voluntariado, reconhecendo sua importância para a consolidação da cidadania participativa. Dentre as iniciativas desencadeadas, destaca-se o Programa Voluntário, que tem por objetivo incentivar a implantação de uma cultura moderna de voluntariado, dando visibilidade, qualidade e continuidade às iniciativas nesse sentido. Atualmente, toda a Canção Nova conta com, aproximadamente, 200 voluntários que auxiliam, inclusive, nos projetos da Rede de Desenvolvimento Social. São médicos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, educadores, contabilistas, economistas, administradores, monitores, apresentadores, músicos, técnicos de rádio e TV e demais profissionais das atividades afins. Além disso, desde 2008 a Canção Nova conta com um comitê de voluntariado, que contribuiu na implementação do controle de entrada e avaliação do desempenho de cada voluntário e que tem sido fundamental para garantir a permanência do programa e permitir que pessoas sempre qualificadas e empenhadas doem seu tempo e sua vontade em benefício do desenvolvimento social.


Parcerias.

A Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova tem o privilégio de contar com parceiros de renome nacional, contribuindo para que nossos projetos tenham qualidade e credibilidade. Conheça nossos parceiros e como têm contribuído para a transformação social. CDI – Comitê para Democratização da Informática, YÁZIGI, SENAI, SEBRAE, Governo Federal.