Salesianos

De Wiki Canção Nova
Revisão de 10h08min de 18 de fevereiro de 2009 por Arenata (discussão | contribs)
Ir para: navegação, pesquisa

Canção Nova é admitida como Familia Salesiana

Instituto Canção Nova - Formando homens novos para um mundo novo
A comunidade Canção Nova, fundada pelo Monsenhor Jonas Abib, e sediada no município de Cachoeira Paulista (SP), no dia 20 de janeiro de 2009 foi admitida oficialmente pelo Reitor-Mor como mais um ramo da Família Salesiana.

Identificada com a Renovação Carismática Católica, e dedicada ao campo de evangelização popular de jovens e adultos, principalmente através dos meios de comunicação social, como rede de rádio e televisão, e ao trabalho de eventos de grandes concentrações populares. No final do ano de 2008 a Canção Nova obteve do Santo Padre o Papa o Reconhecimento como sociedade de direito Pontifício, superando o estágio anterior, que era de direito simplesmente diocesano.

Já há anos a Canção Nova pleiteava ser admitida como mais um ramo da Família Salesiana, mas entre as exigências para um grupo ser admitido como tal, está o título do direito pontifício. Obtido o reconhecimento pontifício, a Canção Nova voltou a pleitear a admissão na Família Salesiana. Tal fato, agora ocorrido, coincide justamente com a Estreia do Reitor-Mor para este ano de 2009: “Empenhemo-nos por fazer da Família Salesiana um vasto movimento de pessoas para a salvação dos jovens”. No texto da Estreia, o Reitor-Mor enumerou os 23 ramos da Família Salesiana. Agora, esta lista ganha mais um ramo.

Mosenhor Jonas Abib, fundador da Canção Nova, foi aluno do Liceu Coração de Jesus, na capital paulista. De lá seguiu para o aspirantado de Lavrinhas, SP. Ordenou-se padre no ano de 1965. Trabalhou como padre salesiano até meados da década de setenta, quando deixou a Congregação Salesiana para realizar o próprio trabalho sacerdotal.

Monsenhor Jonas Abib fala sobre a aprovação da Canção Nova como Família Salesiana

Monsenhor Jonas Abib - Fundador da Comunidade Canção Nova
Monsenhor Jonas destacou que a aprovação por parte dos salesianos representa o reconhecimento do trabalho evangelizador da Canção Nova, baseado na metodologia de Dom Bosco.

"Dom Bosco sempre esteve conosco e nós sempre quisemos viver o seu 'Sistema Preventivo'. Nossa vida mostra isso. O Instituto Canção Nova demonstra isso e o Progen é outra prova", enfatiza o fundador. Após o Reconhecimento Pontifício em novembro de 2008, esta é mais uma grande graça que esta obra Deus recebe. "Mais uma vez e de uma nova forma os céus se unem a terra. O que o Santo Padre o Papa chancelou, agora Dom Bosco chancela", declara monsenhor.

Mensagem de Monsenhor Jonas Abib para todos que fazem parte da Familia Canção Nova

Monsenhor Jonas - Nós esperamos tanto, hoje, além de ser uma graça, é uma responsabilidade, pois a partir deste momento, a partir deste pronunciamento do reitor-mor, que é o Dom Bosco nos tempos de hoje, Dom Paschoal Chávez, a partir disso, nós temos uma responsabilidade de viver muito mais ainda o espírito de Dom Bosco. Que no final das contas é o espírito do Evangelho, mas vivido da forma de Dom Bosco, que é o jeito Canção Nova. É só a gente caprichar, é só a gente colocar todo coração naquilo que fez com que o céu se unisse a terra. Dom Bosco nos abençoe e Nossa Senhora Auxiliadora seja a nossa intercessora.

Sobre os Salesianos

Os salesianos são uma organização internacional de pessoas dedicadas, em tempo integral, ao serviço dos jovens, especialmente os mais pobres e necessitados. Fundados por São João Bosco, um santo educador italiano do século 19, estão presentes em 128 países. Educação e evangelização estão no centro de sua missão. O projeto educativo-pastoral realizado por eles tem por objetivo a promoção integral da pessoa.

Referência