Mudanças entre as edições de "Usuário:Anarenata"

De Wiki Canção Nova
Ir para: navegação, pesquisa
Linha 41: Linha 41:
 
== Definição ==
 
== Definição ==
  
O termo [[infraestrutura]], na sua acepção pode ser definido como um conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. O termo possui diversas acepções em diferentes campos, mas o mais comum é o referente aos sistemas viários, de esgotos e de fornecimento de energia de uma cidade ou região. [http://www.cancaonova.com]  
+
O termo [[infraestrutura]], na sua acepção pode ser definido como um conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. O termo possui diversas acepções em diferentes campos, mas o mais comum é o referente aos sistemas viários, de esgotos e de fornecimento de energia de uma cidade ou região. [http://www.cancaonova.com Portal CN]  
  
 
== Infraestrutura Canção Nova ==
 
== Infraestrutura Canção Nova ==

Edição das 09h43min de 23 de abril de 2009

Acampamento no Limite
Programação 1°Acampamento
Objetivo
ADM Rincão
ADM Centro de Evangelização
Banheiros
Camping
Captação de Recursos
Colaboradores
Infra Estrutura de Eventos
Mídias
Pousada
Projeto seja bem vindo
Segurança
Superintendência
Serviços Gerais
Chácara de Santa Cruz
Localize-se
Território de Peregrinação

Definição

O termo infraestrutura, na sua acepção pode ser definido como um conjunto de elementos estruturais que enquadram e suportam toda uma estrutura. O termo possui diversas acepções em diferentes campos, mas o mais comum é o referente aos sistemas viários, de esgotos e de fornecimento de energia de uma cidade ou região. Portal CN

Infraestrutura Canção Nova

PROJETO ACAMPAMENTO NO LIMITE

REFORMULAÇÃO DO RETIRO (para adolescentes e jovens)

Inicialmente formulado para atender a uma necessidade de formação para os filhos da Comunidade Canção Nova e seus respectivos amigos próximos em idade juvenil, o Retiro ACAMPAMENTO NO LIMITE foi realizado a primeira vez entre 20 e 22/10/2006, na Fazenda da Esperança em Guaratinguetá/ SP. Contou com a presença de aproximadamente 30 participantes, contando com os monitores (membros consagrados da Comunidade Canção Nova) que estavam na organização e coordenação do retiro. A equipe organizadora solicitou a colaboração de algumas pessoas que não faziam parte diretamente do trabalho da formação, mas que prestou auxílio na “criação de obstáculos” e na confecção de provas e contratempos para os participantes, a fim de acrescentar um elemento de realismo e superação de dificuldades simuladas. Essa equipe contou com membros da Comunidade Canção Nova e também de pessoas externas com maturidade suficiente para a realização dessa tarefa.

Segue abaixo a programação original dessa primeira experiência com o retiro ACAMPAMENTO NO LIMITE.

PROGRAMAÇÃO ORIGINAL DO 1º ACAMPAMENTO NO LIMITE (20 A 22/10/2006)

Sexta: 20/10/2006

Saída do Cruzeiro: 17h

Chegada no local: 18:30

- 19:00- Santa Missa

- 20:00- Reconhecimento (Achar alimentos/ Montar barracas)

- 21:30- Lanche

- 22:00- Dividir Equipes (Nome e símbolo)

- Montar e acender fogueira

- Partilha – Expectativas do Encontro

- 24:00- Dormir

Sábado: 21/10/2006

- 7:00- Despertar

- 8:00- Preparar café e limpeza

- 9:00- 1ª. Atividade – Perder materiais (Tirar tênis)

- 10:30- Levantar Acampamento

- 11:00- Preparar Almoço(A procura do alimento/Cachoeira)

- 14:30- Momento da Partilha por Equipe

- 15:30- Missa

- 16:30- Levantar Acampamento

- 17:00- 2ª. Atividade / Fé / Caça Tesouros/ Obj Litúgico

- 18:00- Preparar Jantar(Achar o Jantar) – Seqüestro

- 20:00- Partilha

- 21:00- Lual

- 23:00- Dormir

- 02:30- Perseguição ( Seqüestrado Aparece)

- 03:00- Pretório (Condução: Ana)

Domingo: 22/10/2006

- 8:00-–Despertar

- 8:30- Preparar café e limpeza

- 9:00- 3ª. Atividade / Fuzilamento

- 10:00- Partilha

- 11:00 – Missa (Ofertório/Guardei comigo o melhor tesouro) - Entrega das Cartas dos Pais

- 12:00 – Almoço (Pais/ Acampamento)


QUAL O OBJETIVO DO ACAMPAMENTO:

• Levar os participantes a uma simulação dos finais dos tempos, onde o que restará será somente o irmão e a fé!

• Na primeira perseguição: Serão tirados dos mesmos os objetos materiais. A alimentação permanece!

• Na segunda perseguição: Serão tirados os objetos de fé (terço, bíblia, imagens etc)

• No pretório, às 02:30hs. da manhã de domingo, será trabalhada uma pressão psicológica sobre a cruz)

• 3º Perseguição: Será o fuzilamento e a negação de Jesus! Espero q ninguém negue.


REESTRUTURAÇÃO - O RECOMEÇO

“Combati o bom combate. Terminei minha carreira. Guardei a fé!” (2Tm. 4,7)

Na vida com Deus também é assim:

“Ou se OMITE; ou se CORROMPE; ou VAI PRA GUERRA!” (Filme Tropa de Elite)

Definir:

MÚSICAS TEMAS PARA O ACAMPAMENTO NO LIMITE

Modela-me

Aqui, dentro de mim/ Existe aquele "SIM" Que conscientemente um dia eu dei. Deixei o meu querer/ Para corresponder Ao chamado de Amor que Deus me fez.

Mas não acaba aqui, pois mesmo dando um "SIM" O mundo tem que ver Jesus em mim... (2X)

Modela-me, transforma-me É por causa da Missão que estou aqui Não vou voltar... Não vou parar Crescer custa suor, mas Deus vai me formar. (2X)

Não me pertenço mais

Desde sempre Deus pensou/ E no ventre consagrou Este simples pecador/ pelo nome me chamou.

Para o mundo, então, eu vim/ Demorei, mas descobri Que aqui é meu lugar/ Eu nasci pra me doar.

Nada, nada, me fará voltar atrás! Nada, nada, pode desfazer o que Deus faz! Sou de Deus e já não me pertenço mais! (2X)

MISSÃO:

VISÃO:

VALORES:

A idéia inicial é fazer dele uma etapa inicial, anterior ao Sem Fronteiras, que passaria a ser uma etapa superior e “mais puxada”, podendo ser feito apenas por quem já participou do No Limite. Com uma estrutura mais simples, a idéia é aproveitar a aceitação que ele já tem entre a Comunidade e introduzir no nosso dia a dia o conhecimento da Igreja (Católica) Perseguida, fazendo uma alavanca para se trabalhar o Carisma de uma forma nova e mais prática, despertando em nós respostas mais concretas aos desafios diários e vindouros, pois “fomos criados para os fins dos tempos” (Mons. Jonas Abib).

EQUIPE:

Serão, ao todo, 16 pessoas – divididos em grupos de trabalho, essas pessoas são, preferencialmente, consagrados da Comunidade Canção Nova ou grupo mesclado, porém, com consagrados na coordenação e supervisão do Retiro para que a essência não se desvirtue daquilo que é a sua originalidade.

EQUIPE "CHESS"

Inspirada no jogo de xadrez (em 09/10/2007 - 22:56hs - por Geraldo André Fiuza), a Equipe Chess será a responsável por aplicar e monitorar todo o ACAMPAMENTO NO LIMITE, desde o seu planejamento até a sua conclusão, com a respectiva avaliação depois da sua realização.

A equipe, composta de 16 pessoas, será dividida por funções específicas dentro do RETIRO/ACAMPAMENTO e cada membro dela, conforme a sua funcionalidade, receberá o nome de uma das peças do xadrez. Isso, além de garantir a fiel execução de cada tarefa e responsabilidade por parte de cada um durante o encontro, ainda lhe confere um caráter dinâmico e atrativo, fazendo com que os participantes, uma vez envolvidos nessa atmosfera, sejam ainda mais motivados e desafiados a superar os seus limites.

PEÕES

Serão AGENTES DE CAMPO, parte especificamente operacional, responsáveis por aplicar e coordenar as ações de "XEQUE E XEQUE-MATE" aos participantes do RETIRO/ACAMPAMENTO, colocando à prova cada equipe ou indivíduo, se for o caso.

TORRES

Serão AGENTES DE OBSERVAÇÃO, com a responsabilidade de monitorar o andamento do RETIRO, tanto entre os participantes, como entre as equipes. Verifica as possíveis falhas para serem feitas as eventuais modificações.

CAVALOS

Serão AGENTES DE SUPORTE EXTERNO, para eventuais "missões" fora do ambiente do RETIRO, podendo trabalhar internamente também, saindo só quando necessário.

BISPOS

Serão AGENTES DE PASTOREIO, com a responsabilidade de cuidar do "bem-estar" dos participantes, sendo inteiros para cada um (a), como se cada um fosse o único participante do RETIRO. Presença de "irmão mais velho".

DAMA OU RAINHA

Será uma AGENTE DE 2ª AUTORIDADE no RETIRO, presença de "mãe", de colo; responsável pela parte emocional do RETIRO, acolhendo, ouvindo, motivando, incentivando, como a mãe dos sete irmãos macabeus (2Mc. 7,25-29).

REI

Será um AGENTE DE 1ª AUTORIDADE no RETIRO, presença de "pai", responsável pelo todo. Conjuga a liderança, a força, a firmeza, a paciência, o autodomínio, mas tudo isso com alegria, sempre com um sorriso no rosto. Responsável direto por cada participante e pela equipe, tudo deve ser reportado a ele para que tome suas decisões da maneira mais correta possível, tendo a sua disposição o maior número de informações disponíveis sobre toda e qualquer situação. Responsável por fazer cada um (participante ou equipe) seguir em frente, sem desanimar, ainda que seja "puxando", "empurrando" ou mesmo "carregando nas costas"... "Não é pesado, é meu irmão (ã)!"

PARTICIPANTES:

Serão aproximadamente 30 pessoas (podemos alterar isso conforme local onde se realizará, estrutura e necessidades, que serão vistas caso a caso) – serão divididos em dois grupos de 15 pessoas cada, podem participar rapazes e moças num mesmo retiro, sendo os dois grupos mesclados com ambos em pé de igualdade.

Dentre os participantes serão escolhidos dois líderes para cada grupo (01 rapaz + 01 moça, sempre que possível). Os grupos deverão escolher um nome para representá-los, e esse nome deverá explicitar a “Missão” que aquele grupo assume e se propõe a viver durante todo o Retiro No Limite (como os judeus escolhiam os nomes de seus filhos – citar exemplos pra eles ao explicar isso).


IDÉIAS

- Ter um momento com a "mãe" (DAMA OU RAINHA) sábado à noite, em volta da fogueira. Seria lida e comentada a história da mãe e dos sete irmãos macabeus. A idéia é reanimar e reconfortar os participantes diante do dia duro que tiveram que enfrentar.

- Ter um momento com o "pai" (REI) domingo pela manhã, em volta da fogueira já apagada. Momento de retomar tudo o que foi dito pela "mae" na noite anterior e agora respirar fundo para enfrentar o que vem pela frente: A PERSEGUIÇÃO. O "pai" dá as orientações práticas, no concreto, de maneira clara, porém confiante e disposto.

- Ter um MESTRE DE TABULEIRO, que seria um AGENTE BATEDOR, profundo conhecedor do terreno (tabuleiro) onde se realiza o RETIRO, para resolver possíveis contratempos e imprevistos de campo e de infraestrutura. Como o M.T. (Mestre de Tabuleiro) é uma função exporádica e não contínua, um dos CAVALOS poderia acumular essa função.

IDÉIAS PARA "SUB-PRODUTOS" DO ACAMPAMENTO NO LIMITE

Idéia para um futuro “site”: www.acampamentonolimite.cancaonova.com


No Limite FÉRIAS (colônia de férias para adolescentes e jovens);

No Limite DO ESPÍRITO (Experiência de Oração para jovens);

No Limite RADICAL (Aventura com esportes radicais, trilhas, escaladas e caminhadas);

No Limite MARANATÁ (encontro de primeira conversão, para jovens e adultos tbém);

No Limite DA FÉ (aprofundamento sobre a Igreja – Prof. Felipe Aquino, Padres, etc...)

No Limite DO CORAÇÃO (encontro para namorados);