Venial

De Wiki Canção Nova
Revisão de 16h24min de 18 de março de 2013 por Ksilva (discussão | contribs) (Criou página com ''''Venial,cf. Pecado.''' '''Definição de pecado''' '''§1849''' O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdad...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Venial,cf. Pecado.



Definição de pecado


§1849


O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna".



§1850


O pecado é ofensa a Deus: "Pequei contra ti, contra ti somente; pratiquei o que é mau aos teus olhos" (Sl 51,6). O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia dele os nossos corações. Como o primeiro pecado, é uma desobediência, uma revolta contra Deus, por vontade de tornar-se "como deuses", conhecendo e determinando o bem e o mal (Gn 3,5). O pecado é, portanto, "amor de si mesmo até o desprezo de Deus". Por essa exaltação orgulhosa de si, o pecado é diametralmente contrário à obediência de Jesus, que realiza a salvação.




http://catecismo-az.tripod.com/conteudo/a-z/p/pecado.html